Desenvolvimento econômico, urbano, qualidade ambiental, inclusão social, educação, identidade cultural e reforma do Estado. Estes são os eixos temáticos que norteiam o projeto Santo André – Cidade Futuro, que busca envolver os diversos segmentos da cidade para planejar o futuro de Santo André. Para esta tarefa, a cidade esta pedindo ajuda aos universitários de todas as faculdades paulistas, com ênfase para os estudantes do Grande ABC, que poderão encaminhar estudos, teses, dissertações e monografias que tenham Santo André como objeto de estudo. Os resumos dos trabalhos poderão ser entregues ate o dia 10 de agosto e os selecionados – 36 para comunicação coordenada e ate 50 para pôster – serão publicados em um caderno especial, por ocasião da I Mostra Universitária, prevista para os dias 23, 24 e 25 de outubro de 2001, no Paço Municipal de Santo André.
Segundo a coordenação do projeto Santo André – Cidade Futuro, as universidades foram eleitas como parceiras fundamentais neste processo de planejar o futuro da cidade porque fazem parte de um campo onde se privilegiam a produção e a difusão do conhecimento nas suas três linhas de atuação: ensino, pesquisa e extensão. Entre os temas sugeridos nos eixos temáticos para os trabalhos estão: tendências e vocações econômicas; desenho e quantificação dos espaços urbanos; cidade policêntrica; Eixo Tamanduatehy; o futuro da área de mananciais; combate a pobreza; a educação e os desafios da nova configuração socioeconômica regional; as mudanças na “cultura do trabalho”; gestão participativa.
A comissão organizadora da Mostra inclui representantes de diversas faculdades, entre elas a Universidade de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo, Fundação do ABC e Fundação Santo André, UNIA, Uniabc e IMES.
Informações podem ser obtidas na coordenação do projeto Santo André – Cidade Futuro, pelos telefones 4433-0289/0120/0494. (Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santo André)