heutagogia

É uma abordagem educacional em que o estudante é o único responsável pela aprendizagem, podendo definir o que saber e como aprender.

Leia mais »

autoavaliação

Tipo de avaliação da aprendizagem ou do progresso efetuado pelo próprio aluno, por meio de provas ou tarefas fornecidas no material didático do curso, junto

Leia mais »

jogos educativos

São considerados ambientes de aprendizagem que não fornecem o conteúdo diretamente ao aluno, mas que utilizam-se do cognitivismo, ou seja, o aluno aprende através da

Leia mais »

classes multisseriadas

Organização do ensino nas escolas em que o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries simultaneamente. As classes multisseriadas existem principalmente nas

Leia mais »

avaliação dialógica

Tipo de avaliação baseada nos ideais do educador brasileiro Paulo Freire e que não possui o caráter punitivo que caracteriza a avaliação numa concepção bancária

Leia mais »

aprendizagem reconstrutiva

Tipo de aprendizagem marcada pelo desafio de reconstrução do conhecimento a serviço do processo educativo, conforme definido pelo educador brasileiro Pedro Demo. Segundo este educador,

Leia mais »

dias letivos

Refere-se aos dias do calendário escolar dedicados ao efetivo trabalho escolar, ou seja, às atividades pedagógicas, mesmo fora da sala de aula, necessariamente relacionadas à

Leia mais »