aprendizagem aberta
Refere-se ao conceito de educação que tem as características de abertura à diversas clientelas sem restrições. Além disso, a abertura também refere-se a variações individuais
Início » Dicionário » A » Página 4
Refere-se ao conceito de educação que tem as características de abertura à diversas clientelas sem restrições. Além disso, a abertura também refere-se a variações individuais
Tipo de avaliação baseada nos ideais do educador brasileiro Paulo Freire e que não possui o caráter punitivo que caracteriza a avaliação numa concepção bancária
No sentido amplo, descreve o processo no qual os indivíduos tomam a iniciativa de, com ou sem a ajuda de outros, diagnosticar as suas necessidades
Termo relacionado ao ato de decorar informações ou adestrar uma habilidade repetitiva, como ocorre na datilografia. Esta forma de aprendizagem é facilmente promovida em sistemas
Tipo de aprendizagem marcada pelo desafio de reconstrução do conhecimento a serviço do processo educativo, conforme definido pelo educador brasileiro Pedro Demo. Segundo este educador,
Técnica com a qual os estudantes se ajudam no processo de aprendizagem, atuando como parceiros entre si e com o professor, visando adquirir conhecimento. A
Termo de origem grega e que significa “formação de adultos”. Em alguns casos, é utilizado para diferenciar este processo ao da pedagogia, que significa “formação
Refere-se a uma incapacidade em “ler” o mundo digital e mexer com a tecnologia moderna, principalmente com relação ao domínio dos conteúdos da informática como
De forma geral, a avaliação escolar pode ser definida como um meio de obter informações sobre os avanços e as dificuldades de cada aluno, constituindo-se
A reprodução de conteúdo é livre quando há a citação do site educabrasil.com.br com link ativo, incluindo o autor. No caso do Dicionário, há indicação de como citar ao final de cada verbete. Fotos, ilustrações e gráficos devem ser creditadas conforme indicação na legenda.