O III Colóquio “Psicanálise, Infância e Educação”, realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Universidade de São Paulo), reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes de diversas áreas e regiões do País.
Organizado pelo LEPSI IP/FE (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância), o encontro debateu diversos temas envolvendo educação escolar e clínica na infância. Foram 5 mesas de debates e 81 sessões de comunicações livres, além do lançamento de livros da coleção “Psicanálise e Educação”, da editora Vozes.
Além dos temas discutidos e a relação dos convidados de cada mesa, confira abaixo, nos links sublinhados, a seleção de algumas idéias e trechos interessantes de duas palestras que a reportagem acompanhou:
Mesa 1: Educação, escola e ética nos tempos contemporâneos
Dia 26/10/01, das 9h30 às 12h00, com Francis Imbert (IUFM de Créteil – França), Flávia Schilling (FEUSP), Estanislao Antelo (Universidad Nacional de Rosario) e coordenação de Leandro de Lajonquière.
Mesa 2: Língua(gem), fala e clínica na infância
Dia 26/10/01, das 13h30 às 16h00, com Maria Cristina M. Kupfer (IPUSP), Angela M. Vorcaro (DERDIC) e Claudia T. Guimarães Lemos (UNICAMP).
Mesa 3: Psicanálise, família e problemas de desenvolvimento
Dia 26/10/01, das 16h30 às 19h00, com Esteban Levin (Clínica Psicomotriz – Buenos Aires), Walkíria Helena Grant (IPUSP) e Jussara Falek Brauer (IPUSP).
Mesa 4: A educação, a psicanálise e os saberes psicológicos nas escolas
Dia 27/10/01, das 13h30 às 16h00, com Sandra F. Conte de Almeida (UnB), Maria Cecília Cortez (FEUSP) e Eliane Marta Teixeira Lopes (UFMG).
Mesa 5: Acabou a infância?
Dia 27/10/01, das 16h30 às 19h00, com Lúcia Rabello de Castro (UFRJ), Sandra Mara Corazza (UFRGS) e Leandro de Lajonquière (FEUSP).