Competição de tecnologia alcança mais de 900 mil jovens no Brasil

Foto: Divulgação

 

A competição busca despertar o interesse pela tecnologia e fomentar formação e empregabilidade de pessoas de baixa renda. Neste ano, superou as expectativas, premiando 5700 alunos e alcançando mais de mil cidades em todos os estados brasileiros. Para encerramento do projeto, um evento de formatura foi realizado no dia 17 de novembro, no Senai Cimatec, em Salvador, na Bahia.

Luanna Luna, Head de Educação do iFood, destaca a Maratona Tech como uma jornada educacional que desenvolve o pensamento computacional nos estudantes, independentemente de conhecimento prévio. Os vencedores de estados como Bahia, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro foram premiados presencialmente, recebendo medalhas, computadores e bolsas de estudo.

Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood, ressalta a importância da competição diante da evolução do mercado de trabalho, onde 8 das 10 profissões de maior demanda são da área de tecnologia, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial. Autoridades como Roni Miranda, Secretário de Educação do Paraná, Mila Paes, Secretária de Desenvolvimento, emprego e renda de Salvador, Thiago Dantas, Secretário Municipal de Educação de Salvador, e Naomy Oliveira, Diretora de Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul, foram alguns dos nomes do poder público que confirmaram presença no evento.

O Movimento Tech, coalizão de organizações, visa fortalecer o setor tecnológico de forma inclusiva. Já a Associação Cactus, uma ONG, busca transformar a vida dos jovens através da educação e protagonismo, gerando equidade no sistema de ensino público.

Com informações de Jaice Balduino, da Oliver Press.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
Redação EducaBrasil. Competição de tecnologia alcança mais de 900 mil jovens no Brasil. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2023. Disponível em <https://educabrasil.com.br/competicao-de-tecnologia-alcanca-mais-de-900-mil-jovens-no-brasil/>. Acesso em 19 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: