Desafio estudantil propõe o uso da tecnologia para solucionar problemas contemporâneos

Foto: Divulgação Educacional

 

O Educacional – Ecossistema de Inovação e Tecnologia, em parceria com a micro:bit Educational Foundation, está promovendo o desafio estudantil do your:bit, uma competição que incentiva crianças e jovens a utilizarem a criatividade e a tecnologia para resolver problemas contemporâneos. As inscrições para este desafio estão abertas até o dia 14 de setembro e são gratuitas, podendo ser feitas por estudantes de 8 a 17 anos matriculados em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.

O objetivo do do your:bit é estimular a inovação educacional e empoderar os alunos a se tornarem agentes de mudança na sociedade. Os participantes têm a oportunidade de utilizar a placa micro:bit ou protótipos em papel para propor soluções criativas e eficazes para questões que afetam suas comunidades, o mundo global e o meio ambiente. A proposta é oferecer uma experiência enriquecedora que combina aprendizado técnico, habilidades sociais e consciência global.

Os estudantes podem se inscrever em duas categorias. Na categoria para participantes de 8 a 12 anos, pode-se escolher entre propor uma ideia para resolver um problema alinhado com uma das metas globais propostas pela ONU ou projetar uma solução utilizando a placa micro:bit. Na categoria destinada a jovens de 13 a 17 anos, é necessário utilizar o micro:bit para criar um projeto que contribua para um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.

O desafio oferece uma jornada rumo à inovação educacional. “Para o aluno, participar de um desafio como esse pode fazer toda a diferença em sua vida e é uma forma de explorar o poder da imaginação por meio de soluções inovadoras”, explica Martin Oyanguren, CEO do Educacional.

Haverá duas equipes vencedoras em cada categoria, com prêmios que incluem notebooks para o professor coordenador do projeto, computadores de bolso BBC: Micro Bit para cada membro da equipe de alunos e também para o professor. Os times devem ser compostos por no máximo quatro integrantes, e a avaliação dos projetos considerará critérios como originalidade, criatividade, impacto geral da ideia e implementação de conceitos e instruções.

No ano passado, o do your:bit recebeu inscrições de mais de 2.000 projetos idealizados por alunos de seis continentes, todos focados na solução de problemas relacionados ao meio ambiente, à vida na Terra, à saúde e ao bem-estar pessoal, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.

Serviço
Quando: de 16/08 até 14/09/2023
Link para inscrições: https://conteudo.site.educacional.com.br/do-your-bit-2023-inscricao

Com informações de Leandro Teles, da Drone Comunicação

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
Redação EducaBrasil. Desafio estudantil propõe o uso da tecnologia para solucionar problemas contemporâneos. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2023. Disponível em <https://educabrasil.com.br/desafio-estudantil-propoe-o-uso-da-tecnologia/>. Acesso em 19 mai. 2024.

Comente sobre este conteúdo: