Programa de computador que visa atender necessidades e objetivos pedagógicos. Dessa forma, todo o software pode ser considerado educacional, desde que sua utilização esteja inserida num contexto e numa situação de ensino-aprendizagem, onde exista uma metodologia que oriente todo o processo.
O software educacional é considerado um dos ingredientes do uso da informática na educação. Os outros ingredientes seriam o computador e o professor treinado para o uso do computador na sala de aula. Nesse contexto, o software teria tanta importância quanto os outros ingredientes, pois sem ele o computador não poderia ser utilizado como ferramenta educacional.
Existem diversos tipos de software educacional e cada um possui suas próprias características e um determinado enfoque educacional. Eles são classificados da seguinte forma:
– software de apresentação (funciona como um “livro-eletrônico”, apresentando ao aluno o conteúdo a ser ministrado);
– tutoriais (apresentam o conteúdo ao aluno, utilizando recursos audiovisuais e realizando perguntas a respeito do assunto que está sendo apresentado);
– software de exercício e prática (tutoriais para revisão e memorização de algum assunto já visto pelo aluno);
– simulação (simulam o mundo real de forma simples, onde o aluno é colocado diante de várias situações, podendo desenvolver hipóteses, testá-las e analisar os resultados. Exemplo: situações de desastres, gerenciamento de cidades etc.);
– jogos educativos (jogo que se propõe a ensinar algum conteúdo ou desenvolver capacidades intelectuais do jogador);
– tutores inteligentes (controla a seleção e a seqüência de informação que é passada ao aluno, identificando as características do estudante e adaptando o tutoramento de acordo com elas);
– hipermídia interativa (promove a própria construção do software educacional).