Termo utilizado para caracterizar o ensino convencional, tradicional, na qual o professor transmite o conhecimento que possui, através de aulas expositivas, para seus alunos, sempre num local físico, a sala de aula.
O conceito de ensino presencial começou a ser bastante utilizado a partir do surgimento de novas tecnologias que permitiram aprimoramento do ensino a distância (ensino não-presencial). No entanto, é possível a integração entre os dois sistemas, incluindo num mesmo curso atividades presenciais ou não-presenciais.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, o ensino fundamental deve ser presencial, sendo o ensino a distância utilizado em situações especiais. Dessa forma, a possibilidade de estudar a distância abre-se em dois casos: como complementação da aprendizagem (enriquecimento e aprofundamento do currículo, recuperação e aceleração de estudos para alunos com atraso escolar, dentre outras) e em situações emergenciais, tais como falta temporária de professores contratados, crianças e adolescentes hospitalizados e aqueles que estejam morando com seus pais no exterior e não tenham como se alfabetizar em língua portuguesa.