Reuniões de pais são comuns em todas as escolas. Periodicamente eles se encontram com os professores e representantes da direção do colégio para discutir o desempenho dos filhos e questões internas.
O Colégio Santa Maria, de São Paulo, decidiu quebrar essa rotina ao promover, além das reuniões pedagógicas bimestrais entre pais e mestres, uma reunião anual com a presença dos alunos. Desenvolvida desde 1998, a iniciativa rendeu ótimos resultados, representando um desafio para os estudantes e uma experiência nova para os pais.
A reunião acontece no mês de agosto, depois de muita pesquisa e preparação dos alunos para apresentar aos pais uma parte do que aprendem durante o primeiro semestre em cada componente curricular do projeto pedagógico da sua série.
Por exemplo, no ano passado, alunos da 5ª série vivenciaram o projeto Flores. Na reunião com os pais, contaram como foi a visita em Holambra, sobre a descoberta da grande variedade de flores existentes na cidade e recitaram parte dos textos literários que eles produziram sobre o tema.
A participação da criança nesse processo aproxima os pais do universo escolar, sem contar o trabalho de desinibição na hora dela se expressar diante de pessoas diferentes de seu convívio.
Para Márcia Costa, mãe de Décio, aluno do ensino médio, “é excelente a oportunidade. Há compromisso, postura e muita troca. A cada reunião, fico orgulhosa e admirada de ver como as crianças estão cada vez mais maduras. É na reunião que eu avalio o comprometimento e o empenho do meu filho e o quanto ele aprendeu na sala de aula.” (Fonte: Accesso)