Boi Gordo estimula educação de funcionários

Estão sendo inaugurados hoje, em Itapetininga, interior de São Paulo, dois projetos educacionais de grande importância: a primeira Telessala da Fazendas Reunidas Boi Gordo – uma iniciativa do grupo para estimular seus funcionários a continuarem os estudos – e a pré-escola para filhos de funcionários. Dos 94 funcionários do complexo de Itapetininga, composto por nove fazendas, 40 estarão freqüentando as aulas da Telessala – projeto desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e FIESP -, de segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas. Além disso, dez crianças, filhos de funcionários da fazenda, iniciam sua educação pré-escolar.

“O grupo Boi Gordo tem investido constantemente em treinamento e aperfeiçoamento de seus funcionários. Após detectarmos junto aos nossos empregados a vontade de voltar à sala de aula e completar os estudos, começamos a pesquisar no mercado um projeto que se adequasse às nossas necessidades. A proposta da Telessala se encaixou no que procurávamos e decidimos testar em uma de nossas fazendas”, comenta Paulo Roberto de Andrade, presidente da Fazendas Reunidas Boi Gordo. “Além disso, é de extrema importância investir na educação desde cedo. A pré-escola é um estímulo às crianças do local e uma tranqüilidade para os pais-funcionários”, explica.

A Telessala do Complexo de Itapetininga será um projeto piloto da Fazendas Reunidas Boi Gordo. Após este período de experiência, o projeto será expandido para outras fazendas do grupo. A princípio, serão ministradas aulas da 5ª a 8ª série do primeiro grau, com as disciplinas de Ciências, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática, por uma professora da própria fazenda.

De acordo com Vera Ribeiro, coordenadora do Telecurso 2000, o propósito do programa é investir nas pessoas e tornar a educação e a informação mais próximas à realidade do local. “A Fundação Roberto Marinho tem grande satisfação em ter a Fazendas Reunidas Boi Gordo como uma entidade participante do projeto, investindo em seus funcionários e bem-estar de suas famílias”, comenta Vera Ribeiro.

A Boi Gordo implementou dentro do Complexo de Itapetininga uma sala de aula completa, com televisão e videocassete. O Telecurso 2000 fornece uma coleção completa de fitas de vídeo com as aulas do Telecurso 2000 1º grau, livros-textos, bibliografia de apoio e mapas. Além disso, a Boi Gordo é responsável pela assinatura de um jornal diário e uma revista para a Telessala.

A Telessala tem acompanhamento da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, responsável pela aplicação das provas finais aos alunos do projeto.

Apostando na futura geração – Com o objetivo de atender às necessidades locais e estimular os filhos dos funcionários da empresa a freqüentar a escola e desenvolver gosto pelo estudo, a Fazendas Reunidas Boi Gordo passa a oferecer, a partir de 12 de março, ensino pré-escolar no Complexo de Itapetininga. A primeira turma contará com dez alunos, uma professora e um assistente.

Telecurso 2000 – É um método de ensino supletivo dos antigos 1º e 2º graus a distância desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho e pela FIESP. Este esforço coletivo de parceria chama-se “Projeto Telessalas 2000” e é uma oportunidade para que qualquer pessoa acima de 15 anos possa complementar seus estudos e submeter-se aos exames para obter o certificado. São mais de 8 mil turmas, em mais de 600 Telessalas, funcionando simultaneamente em todos os Estados do País. O objetivo é aumentar a escolaridade do trabalhador brasileiro através do método de educação a distância. Periodicamente, as Secretarias Estaduais de Educação divulgam o calendário de provas e abrem inscrições para os exames.

De acordo com a Fundação Roberto Marinho, mais de 50 milhões de pessoas acima de 14 anos não concluíram sequer o primeiro grau em todo o Brasil. Só no Rio de Janeiro, este número alcança um milhão. (Fonte: Máquina da Notícia)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Boi Gordo estimula educação de funcionários. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/boi-gordo-estimula-educacao-de-funcionarios/>. Acesso em 15 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: