Capes

Sigla de Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada em 1951 por Anísio Teixeira e instituída como fundação em 1992. Seu objetivo principal é subsidiar o MEC na formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados. A Capes também promove concessão de bolsas de estudo e auxílios e outros mecanismos através de programas especiais.

Como órgão responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, a Capes ainda promove a formação de recursos humanos qualificados, nas diferentes áreas de conhecimento, visando à melhoria do sistema educacional no seu conjunto e a expansão da capacidade nacional de ciência e tecnologia.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete Capes. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/capes/>. Acesso em 24 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: