Computação Desplugada, como foi batizada a iniciativa, é uma coleção de atividades livres e gratuitas que trazem conceitos e problemas do mundo da computação para a educação básica sem utilizar computador ou qualquer equipamento eletrônico. A prática exige apenas o trabalho com jogos, desafios e quebra-cabeças, além de materiais simples como lápis, papel e caneta. As 21 atividades abordam conceitos como números binários, algoritmos e compactação de dados sem a necessidade de saber programar ou utilizar algum tipo de aplicativo ou dispositivo.
Todas as atividades têm orientações para o professor com informações curriculares, materiais para impressão, explicações e aprofundamentos. Segundo o site do projeto, a coleção pode ser utilizada com estudantes de todas as idades, do ensino fundamental ao superior, e com diferentes níveis de conhecimento.
A coleção é tradução do projeto Computer science without a computer (CS Unplugged), que já foi utilizado em diversos países e reconhecido por sua qualidade. Foi desenvolvido por Tim Bell, Ian H. Witten e Mike Fellows, da University of Canterbury, Nova Zelândia, e disponibilizado sob licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.
A tradução foi possível graças ao esforço de diversos profissionais. As primeiras traduções para o português, segundo o site do projeto, foram coordenadas por Luciano Porto Barreto em 2011. Em 2020, as traduções foram continuadas por Jéssica Braun de Moraes, Isabella Carvalho Lancini e Marina Bitencourt dos Santos sob coordenação de Leonardo Barichello. As ilustrações do material foram recriadas pela empresa Caiena e a implementação do site que hospeda a coleção foi realizada pela empresa Mais serviços e recursos educacionais, com auxílio de Letícia Miguel Pinto na condição de bolsista da Unicamp. Segundo Barichello, em rede social, as atividades estão “com pequenas atualizações e ajustes, referências à BNCC e currículo do CIEB e um layout novíssimo”.
Uma característica das atividades é que são independentes entre si. Embora estejam agrupadas por temas e numa ordem de menor para maior complexidade, o professor interessado pode selecionar entre 21 atividades aquelas que podem contribuir com o objetivo curricular e pedagógico. Os temas são: “Dados, a matéria prima”; “Algoritmos, Colocando os Computadores para Trabalhar”; “Procedimentos, Dizendo ao computador o que fazer”; “Solubilidade, Problemas realmente difíceis”; “Criptografia, Compartilhando segredos e combatendo o crime”; e “O lado humano da computação – Interagindo com computadores”. No tema “Algoritmos…”, por exemplo, temos a atividade “Batalha naval – Algoritmo de busca” com três jogos inspirados na batalha naval, mas diferentes do jogo original; e que ilustram uma forma de organizar e buscar informações.
Coleção Computação Desplugada: http://desplugada.ime.unicamp.br