Concurso leva tecnologia e treinamento a escolas públicas

Foram anunciadas hoje as 36 escolas vencedoras da 2ª edição do concurso do programa Sua Escola a 2000 por Hora, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em aliança com Microsoft, Gateway e TCO Centro Oeste Celular. As 36 escolas públicas participaram com outras 1.504 inscrições vindas de escolas de ensino fundamental e médio de dez estados brasileiros (Tocantins, Ceará, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul).

As 36 novas escolas parceiras e seus mais de 50 mil alunos ganharão um laboratório de informática com acesso à internet e apoio técnico-pedagógico para implantação dos projetos selecionados. Esses projetos pedagógicos têm como objetivo a melhoria da qualidade da educação, e propõem o uso criativo e inovador da tecnologia para encontrar novas formas de ensinar e aprender que envolvam ativamente os alunos e que contribuam significativamente para o seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e inter-pessoal.

A 1ª edição do concurso do Sua Escola a 2000 por Hora selecionou no ano passado 20 escolas parceiras dentre 1.103 projetos inscritos. A avaliação feita dos projetos desenvolvidos em 2000 mostrou que as escolas envolvidas se transformaram significativamente, permitindo a participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem e onde a tecnologia abriu novas oportunidades de comunicação, acesso à informação e troca de experiências.

Com base nos resultados alcançados na 1ª edição, o apoio técnico-pedagógico será ampliado, em 2001, para envolver não só visitas às escolas e encontros regionais e nacionais entre os diversos atores, mas a criação de um ambiente de aprendizagem online, no qual professores e alunos das escolas premiadas conviverão com outros profissionais ligados ao Programa. Esse novo ambiente de encontro e formação terá como objetivo – além de contribuir para o sucesso da execução dos projetos selecionadas – compartilhar com qualquer escola interessada as experiências desenvolvidas, o conhecimento aplicado, uma verdadeira “tecnologia social” que poderá ser colocada à disposição da educação brasileira.

As 56 escolas parceiras do Sua Escola a 2000 por Hora farão parte de uma rede de aprendizagem que vai funcionar como uma verdadeira “sementeira” em que serão cultivadas experiências replicáveis de estratégias que visam a melhoria da qualidade da educação por meio da tecnologia. (Fonte: Instituto Ayrton Senna)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Concurso leva tecnologia e treinamento a escolas públicas. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/concurso-leva-tecnologia-e-treinamento-a-escolas-publicas/>. Acesso em 12 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: