dedicação exclusiva

Expressão utilizada para caracterizar o regime de trabalho realizado geralmente por docentes do ensino superior público que se dedicam em tempo integral a uma instituição, sem poder exercer outra atividade remunerada, pública ou privada. O objetivo da dedicação exclusiva é manter docentes que façam de sua existência um refletir contínuo sobre a sociedade, a natureza e o conhecimento, por meio de atividades de ensino, pesquisa e orientação. A dedicação exclusiva também é importante para a universidade avaliar o trabalho de seus docentes constantemente. Também é conhecida pela sigla RDE (Regime de Dedicação Exclusiva).

Outros regimes de trabalho existentes em universidades públicas são o RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), o RTC (Regime de Tempo Completo) e o RTP (Regime de Tempo Parcial).

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete dedicação exclusiva. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/dedicacao-exclusiva/>. Acesso em 27 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: