Derdic oferece cursos de arte para alunos surdos

O IESP (Instituto Educacional São Paulo) da Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) conta com mais uma aliada no desenvolvimento de seus alunos surdos: a arte. Mais que uma forma de expressão, a arte vem sendo utilizada na escola para incentivar os estudantes a trabalharem seus medos e sentimentos, tornando-os mais confiantes e criativos.

Durante o ano, o instituto ministra uma série de oficinas que são válidas como matérias curriculares. Entre elas, há cursos de modelagem em papel machê e argila, desenho, aquarela, bico de pena, pintura a óleo, velas, silk, costura e higiene e saúde. A primeira oficina deste ano, com início previsto em março, ensinará aos alunos a arte de fazer chocolate – ovos de Páscoa, pirulitos e bombons.

Para a professora Maria Carolina Blumer Bastos, responsável pelas oficinas, os benefícios proporcionados são evidentes. “A arte ajuda o aluno a expor o sentimento e trabalha a auto-estima. Quando termina uma obra, a criança pode ver que produziu algo belo e se sente valorizada por isto”, explica.

“Temos um caso que exemplifica muito bem esta situação. Foram selecionados alguns desenhos feitos na oficina para ilustrarem os cartões de Boas Festas da Derdic. Um deles foi de um aluno bastante tímido, que passou a confiar mais em seu trabalho de saber que o seu desenho havia sido escolhido. Ele se sentiu valorizado”, relata Maria Carolina.

Segundo a professora, a arte proporciona aos alunos mais equilíbrio emocional e aumenta a capacidade de resolver os problemas de forma prática e tranqüila, melhorando o comportamento e o respeito ao próximo. “A oficina é um complemento do trabalho feito em sala de aula, transformando a teoria em prática. Isso é importante principalmente para o surdo, que acaba concretizando tudo o que aprende”.

A arte dos alunos da Derdic já foi reconhecida com prêmios. No ano passado, dois trabalhos feitos por estudantes foram contemplados em concursos. No concurso do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, um trabalho da Derdic ganhou na categoria “modelagem com argila”. (Fonte: Informare)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Derdic oferece cursos de arte para alunos surdos. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/derdic-oferece-cursos-de-arte-para-alunos-surdos/>. Acesso em 27 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: