Tipo de distúrbio de aprendizagem relacionado a um problema neurológico e que se manifesta como uma dificuldade em realizar operações matemáticas, classificar números e colocá-los em seqüência. Nas fases mais adiantadas da vida escolar, a discalculia também impede a compreensão dos conceitos matemáticos e sua incorporação na vida cotidiana.
Na discalculia, embora reconheça os números, o aluno que tem o distúrbio não consegue estabelecer relações entre eles, montar operações e identificar corretamente os sinais matemáticos. Geralmente, ela aparece associada a outros distúrbios como o transtorno do déficit de atenção, que se reconhece pela dificuldade de concentração e organização. Ela também pode vir associada à dislexia (dificuldade com o aprendizado da leitura e da escrita).
A discalculia ocorre em razão de uma falha na formação dos circuitos neurais, ou seja, na rede por onde passam os impulsos nervosos. No entanto, a discalculia, assim como outros distúrbios de aprendizagem, não é considerada uma doença. Trata-se, de uma dificuldade que pode ser contornada com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso.