doutorado

Modalidade de pós-graduação que visa a especialização do graduado em um ramo de sua carreira e nas técnicas para a investigação. Proporciona uma formação científica ou cultural ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa nos diferentes ramos do saber.

Teoricamente, o doutorado está um grau acima do mestrado, pois exige maior aprofundamento no estudo e, consequentemente, mais tempo de dedicação. Contudo, não é preciso ser mestre para iniciar uma preparação desse nível, que necessariamente, como no mestrado, é acompanhada por um professor orientador do estudo. O título de doutor é concedido após a defesa de uma tese, que deve representar um trabalho original, fruto de atividade de pesquisa, importando sua real contribuição para a área de conhecimento.

Para incentivar a formação de doutores, o governo brasileiro concede bolsas de estudo por meio de agências financiadoras como o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete doutorado. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/doutorado/>. Acesso em 22 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: