Escolas públicas brasileiras ganham guia para a conectividade

Arte sobre foto/Agência Brasil

.
O GICE – Grupo Interinstitucional de Conectividade na Educação, formado por associações e organizações do terceiro setor, órgãos governamentais, operadoras, provedores regionais e empresas de tecnologia interessados em construir soluções para os desafios de conectividade da educação pública no Brasil, está lançando o Guia de Conectividade na Educação – Passo a passo para a conectividade das escolas públicas brasileiras.

Elaborado a partir de discussões multisetoriais, o Guia tem como objetivo orientar gestoras e gestores públicos na disponibilização de internet para fins pedagógicos nas escolas públicas brasileiras.

A publicação traz dicas de como avaliar e identificar a qualidade da conexão na instituição de ensino, sua cobertura, recursos disponíveis e tecnologias existentes. O guia também orienta sobre a criação de um plano de conectividade para as escolas, definindo os ambientes internos que serão conectados, os parâmetros de velocidade de Internet, a distribuição de sinal e os objetos de contratação.

Em outra etapa, os gestores são orientados a criar, com base na análise das formas e dos modelos de contratação aliada à identificação das fontes de recursos e políticas de financiamento, uma estratégia de aquisição de conectividade. A última parte do planejamento traz sugestões de como estabelecer indicadores de desempenho a serem monitorados para assegurar o funcionamento e o impacto da solução contratada, bem como o gerenciamento da rede, dos dispositivos e dos riscos para garantir o uso responsável e seguro da Internet na escola.

 

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
Redação EducaBrasil. Escolas públicas brasileiras ganham guia para a conectividade. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://educabrasil.com.br/escolas-publicas-brasileiras-ganham-guia-para-a-conectividade/>. Acesso em 15 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: