estágio

Expressão utilizada geralmente para caracterizar o estágio profissionalizante, ou seja, aquele que permite a execução de atividades práticas típicas de uma área. Essa atividade seria uma complementação prática do ensino teórico ministrado nas escolas de nível médio e superior ou nas escolas especiais. Dessa forma, o estágio é considerado uma forma de aprendizagem escolar, sendo que a lei que o regulamenta exige um convênio entre a empresa e a escola, bem como a formalização de um contrato entre o trabalhador, a escola e a empresa. De acordo com as leis trabalhistas, “o estágio somente poderá verificar-se em unidades que tenham condições de proporcionar experiência prática na linha de formação do estagiário”.

O objetivo do estágio é atenuar o impacto da passagem da vida do estudante para a vida profissional e favorecer melhor assimilação das matérias que estão sendo ministradas no curso.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete estágio. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/estagio/>. Acesso em 22 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: