Game in Lab publica edital para bolsa de apoio a projetos de pesquisas sobre jogos de tabuleiro

Foto: Reprodução/Galápagos

 

O grupo francês Asmodee, que atua no mercado brasileiro de jogos de tabuleiro através da Galápagos, promove desde o dia 27 de janeiro, por meio do programa Game in Lab, uma chamada para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Trata-se de uma busca por projetos que envolvam os jogos analógicos. O programa de apoio à pesquisa tem bolsas de aproximadamente 15 mil euros (cerca de 100 mil reais).

Em mais um ano, o Game in Lab oferece vagas destinadas a pesquisadores internacionais que apresentem estudos de ciências básicas ou aplicadas, e que envolvam o uso de jogos de tabuleiro. Na última edição, o Brasil foi o país que mais teve projetos inscritos. Confira abaixo a iniciativa contemplada, liderada por Ariela Holanda:

Os projetos devem ser submetidos através do portal oficial do programa (em inglês), que também contém os pré-requisitos a serem atendidos: https://www.game-in-lab.org/call-for-project/

A agenda do Game in Lab 2021:

  • 27/01/2021, 12:00 (horário de Paris) – Abertura do edital e início das inscrições;
  • 16/04/2021, 12:00 (horário de Paris) – Encerramento das inscrições;
  • Junho/2021 – Comitê de seleção;
  • Julho a setembro/2021 – Apresentação e assinatura de acordo entre as partes;
  • Outubro/2021 – Início do projeto.

Interessados poderão se informar sobre projetos contemplados em edições anteriores – incluindo o estudo brasileiro vencedor do edital 2020 – pelas apresentações feitas durante o 2nd Game in Lab Symposium. Com palestras em inglês e francês, o conteúdo pode ser assistido no canal oficial do Game in Lab no YouTube.

Sobre o Game in Lab

Foi criado pelo Grupo Asmodee em 2018, numa parceria com o Innovation Factory, um cluster francês focado em inovação. O objetivo da iniciativa é explorar os efeitos sociais e cognitivos dos jogos de tabuleiro para o ser humano.

O programa está estruturado em três objetivos principais: (a) apoio financeiro a projetos de pesquisa sobre jogos de mesa; (b) criação e desenvolvimento de uma comunidade diversa, com pesquisadores e jogadores pelo mundo; e (c) compartilhamento de conhecimento científico com um público mais amplo.

Apesar de ser um programa recente, o Game in Lab já possui projetos sendo apoiados pela iniciativa, dentre eles uma pesquisa que tem por objetivo catalogar os efeitos da prática lúdica no bem-estar e nas habilidades cognitivas de idosos com doenças degenerativas. Para isso, diferentes jogos de tabuleiro são testados e adaptados às restrições e necessidades dos participantes do projeto.

Sobre a Galápagos

Galápagos é uma editora de jogos de mesa modernos no Brasil. Por meio de licenciamento, tradução e distribuição, a empresa conta com um catálogo de mais de 300 produtos voltados para diferentes idades e públicos, como Dixit, Dobble, Black Stories, Zombicide, Exploding Kittens, Ticket to Ride, Pandemic e Dungeons & Dragons. Em 2018, passou a fazer parte do grupo francês Asmodee. Mais informações em https://www.mundogalapagos.com.br.

Com informações de Rodrigo Caputo, da Galápagos Jogos

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
Redação EducaBrasil. Game in Lab publica edital para bolsa de apoio a projetos de pesquisas sobre jogos de tabuleiro. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://educabrasil.com.br/game-in-lab-publica-edital-para-bolsa-de-apoio-a-projetos-de-pesquisas-sobre-jogos-de-tabuleiro/>. Acesso em 27 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: