Guia elaborado a partir do Programa Nacional de Avaliação de Livros Didáticos (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), que tem por objetivo orientar os professores na escolha do livro didático que apoiará o seu trabalho pedagógico durante um período de três anos.
O guia traz um resumo das obras aprovadas e as classifica em três categorias: três estrelas (recomendadas com distinção); duas estrelas (recomendadas); e uma estrela (recomendadas com ressalvas). Ao final do guia consta uma relação dos outros livros analisados e que não foram recomendados, trazendo a justificativa de sua exclusão da relação de livros recomendados. Segundo o MEC, a exclusão leva em conta as obras que contêm erros conceituais, indução a erros, insuficiências metodológicas, preconceitos ou discriminações e desatualização. Cada um dos livros apresentados no Guia de Livros Didáticos é avaliado por dois membros de uma comissão correspondente a sua área de atuação e seus pareceres são comparados pelo coordenador da equipe. Se houvesse discordância, um terceiro professor é convocado para analisar o material.
As resenhas dos títulos recomendados veiculadas pelo Guia apresentam as principais características de cada obra e também oferecem pistas que pretendem auxiliar o professor a refletir sobre as questões relativas à qualidade das propostas veiculadas e a escolher um livro que poderá apoiar uma nova forma de atuação em sala de aula.