Os famosos laboratórios de informática ou as aulas de culinária para aprender frações são coisa do passado. Escolas no mundo todo já entenderam a importância do letramento digital desde muito cedo. A Base Nacional Curricular, que deverá ser implementada a todo o ensino fundamental, em todas as escolas a partir de 2020, é clara em relação à alfabetização digital.
Das 10 competências gerais da BNCC, duas delas abrangem o uso da tecnologia pelos alunos de maneira direta e expressiva. Enquanto uma diz respeito ao digital como uma das linguagens a serem utilizadas, a outra foca totalmente no aprofundamento de seu uso com senso crítico.
Para que gestores e professores entendam um pouco mais sobre esse desafio da educação no Brasil, a HAPPY CODE, o terceiro maior provedor particular do ensino de tecnologia no Brasil e a sexta maior iniciativa no mundo, apresentará na BETT Educar 2019 o LET – Lean Education Technology, um método de ensino baseado no modelo Lean Startup, criado pela empresa, e já alinhado à BNCC (Base Nacional Curricular).
“A participação na Bett Educar revela uma nova fase da Happy Code: estar na maioria das escolas do país. Nosso objetivo é levar o ensino da tecnologia para que todas os jovens brasileiros sejam capazes de criar soluções de impacto para melhorar a vida de milhões de pessoas pelo mundo”, diz o CEO da Happy Code, Rodrigo Santos.
A Happy Code investiu cerca de R$ 1,5 milhão na metodologia, que apresenta três conceitos centrais, com princípios relevantes de ensino e aprendizagem: descoberta (fase do aprendizado), missão (receber um problema para ser resolvido) e a construção e prototipagem (criação e apresentação do projeto com protótipos de alta e baixa fidelidade) para a solução do problema.
Experimentação – No evento, quem passar pelo estande da Happy Code terá a oportunidade de participar de uma experimentação de 20 minutos para entender mais sobre a aplicabilidade da nova metodologia no ambiente escolar. Os visitantes serão convidados a experimentarem uma versão reduzida do processo de ideação e design thinking das aulas no modelo LET e serão desafiados a criarem soluções alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, como igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível e vida na Terra.
A experiência levará o participante a entender a aplicação do LET na educação. Ao final da oficina, será possível criar um protótipo simples utilizando LEGO®, Internet das Coisas (IoT) e Scratch. Quem participar da oficina levará um kit de design thinking para poder replicar o que aprendeu.
Sobre a Happy Code – Fundada em 2015, pelo empreendedor Rodrigo Santos, a Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação, pioneira no desenvolvimento da metodologia LET e referência global na utilização do modelo de ensino STEAM, que integra conceitos Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em uma única metodologia. A variada grade curricular oferece aulas que vão desde programação, criação de aplicativo a games. A startup também oferece programas pioneiros como o Curso de Youtubers e Robótica com Drones. Atualmente, a empresa possui 10 mil alunos ativos, 130 unidades em operação no Brasil e uma em Angola, além de 15 unidades em Portugal. Cerca de 35 mil crianças e adolescentes já foram impactados pela franquia.
SERVIÇO
Estande D141
Rua D
Das 09h00 até as 19h00
Informações à imprensa
NQM Comunicação/SP
Beth Matias – (11) 99656-4582- beth@nqm.com.br