Lego

Famoso brinquedo pedagógico utilizado em todo o mundo, criado pela empresa dinamarquesa Lego Group e constituído de peças de plástico colorido com encaixes precisos que convidam à montagem de engenhocas. O objetivo do material é servir como produto educacional que motive os alunos a aprenderem brincando, de modo que construam seu próprio conhecimento, associando-o a algo que já viram anteriormente.

No Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, as peças de construção da Lego foram associadas à linguagem de informática Logo e formaram novos materiais denominados Lego Dacta. Estes incluem engrenagens, motores, rodas e esteiras que recriam máquinas de diversas complexidades, podendo ser programados e monitorados pelas crianças a partir de uma caixa de controle ou computador. O objetivo é oferecer um recurso pedagógico que revela conceitos de Física, Matemática, robótica e programação aplicados aos modernos equipamentos tecnológicos.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete Lego. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/lego/>. Acesso em 23 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: