Litoral ganha curso de graduação

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) retoma suas atividades no litoral paulista com a implantação do primeiro curso de graduação oferecido pelo Estado naquela região. O Câmpus do Litoral Paulista (CLP), em São Vicente, antigo Centro de Ensino e Pesquisa do Litoral Paulista (CEPEL), oferecerá com exclusividade o curso de Ciências Biológicas, com habilitações em Biologia Marinha e Biotecnologia de Produtos de Origem Marinha. Ambas no período noturno e com 40 vagas cada, terá duração de quatro anos. Este é um projeto que conta com o respaldo do reitor José Carlos Souza Trindade. “A universidade pública praticamente inexiste no litoral do Estado de São Paulo, mas agora pretendemos corrigir esta situação”, diz o reitor.

O curso de graduação em Ciências Biológicas foi escolhido de acordo com as necessidades apontadas pela comunidade local, da qual muitos trabalhadores atuam direta ou indiretamente com os produtos retirados do mar. “As grades curriculares estão sendo estudadas conforme consultas realizadas junto a especialistas da área”, explica o médico veterinário Carlos Alberto de Magalhães Lopes, diretor do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), Unidade Complementar da UNESP, em Botucatu, e responsável pela comissão que estuda a implantação do curso, lembrando que os professores que atuaram no CLP são os da própria UNESP. “Os trabalhos da comissão devem estar concluídos até maio, para que os órgãos colegiados superiores da UNESP aprovem o curso e ele seja incluído no vestibular de 2002”, afirma.

Para este semestre, o Campus de Litoral Paulista está oferecendo, de 8 a 19 de maio, o curso de extensão universitária “Venenos e Animais Peçonhentos”. O curso, com 160 vagas (duas turmas de 80 vagas, de manhã e à tarde), é dirigido a profissionais que cuidam da segurança – policiais militares, florestais, bombeiros –, às voltas rotineiramente com acidentes na região costeira. (Fonte: Comissão de Implantação do Curso de Graduação)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Litoral ganha curso de graduação. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/litoral-ganha-curso-de-graduacao/>. Acesso em 22 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: