MBA (Master Business Administration)

O MBA é uma pós-graduação oferecida pelas escolas de nível superior dos Estados Unidos. Começou a ser oferecida no Brasil no contexto da explosão dos cursos de pós-graduação, como opção de curso de curta duração. No entanto, há diferenças no conteúdo e na duração do curso comparando-se os dois países.

A diferença entre o MBA americano e o brasileiro é que o primeiro corresponde ao curso de mestrado e a versão nacional confere um título de especialização a quem o freqüenta, como se fosse um mestrado lato sensu com curta duração. Poucas instituições brasileiras, porém, conferem de fato aos estudantes o título de mestre, como nos tradicionais MBAs norte-americanos.

A idéia original do MBA exige a dedicação exclusiva do estudante durante dois anos. Além disso, quem conclui o MBA receberia o título de mestre em administração de negócios. No Brasil, para receber este titulo é preciso cursar um mestrado e não um MBA, com maior duração e um trabalho dissertativo, orientado obrigatoriamente por um professor com título de doutor.

O MBA surgiu a partir de novas demandas, sendo procurado por pessoas com desejo de acumular conhecimentos com a finalidade de aplicação em empresas e, dessa forma, fornecendo ferramentas para gerenciar as áreas de recursos humanos, marketing, logística, finanças e planejamento estratégico. Interessa, portanto, a profissionais que querem seguir carreira como empresários ou executivos.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete MBA (Master Business Administration). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/mba-master-business-administration/>. Acesso em 27 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: