Método educacional desenvolvido pelo educador belga Ovide Declory (1871-1932), que partia da idéia da globalização do ensino para romper com a rigidez dos programas escolares. Decroly elaborou a idéia de “centros de interesse” que seriam uma espécie de idéias-força em torno das quais convergem as necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais do aluno. Para Decroly, existiriam 6 centros de interesse que poderiam substituir os planos de estudo construídos com base em disciplinas: a) a criança e a família; b) a criança e a escola; c) a criança e o mundo animal; d) a criança e o mundo vegetal; e) a criança e o mundo geográfico; f) a criança e o universo. Foram as pesquisas em psicologia infantil de Decroly que levaram o educador à criação de um novo sistema de ensino primário, cuja finalidade seria preparar a criança para a vida. Dessa forma, concebeu a escola ideal, que deveria se situar num ambiente que tornasse possível à criança observar, diariamente, os fenômenos da natureza e as manifestações de todos os seres vivos.
Segundo o Instituto Paulo Freire, Freinet e Paulo Freire abordaram esse sentido proposto pelo educador belga, partindo da leitura do mundo, do respeito à cultura primeira do aluno, e buscaram desenvolver o aprendizado através da livre discussão dos temas geradores do universo vocabular do aluno.