orientação vocacional

Trabalho que envolve um conjunto de técnicas criado para ajudar as pessoas a escolher uma profissão ou curso superior. No processo de orientação, um psicólogo ou pedagogo ajuda a pessoa indecisa a reunir informações, a refletir e a tomar a decisão de maneira segura. É bastante utilizado pelas pessoas que terminam o ensino médio, pretendem ingressar na universidade e, no entanto, não estão seguras para decidir sobre uma das várias opções de cursos.

Podem ser utilizados vários processos na orientação vocacional. O teste vocacional tradicional, em que o aluno responde a um questionário e recebe algumas opções de acordo com as respostas assinaladas está em desuso. Atualmente, as orientações têm envolvido encontros para discutir temas como autoconhecimento e significado da escolha profissional. Nesse processo, o aluno é levado a refletir sobre valores familiares, sociais, religiosos e profissionais, além de ser ajudado a pensar sobre o futuro. Depois, são oferecidas informações sobre várias profissões, áreas de atuação e mercado de trabalho, num processo que pode ser individual ou em grupo.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete orientação vocacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/orientacao-vocacional/>. Acesso em 29 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: