Os rumos da universidade

Fazer uma análise minuciosa sobre a universidade pública brasileira, abordando diversos temas de interesse aos membros dessas instituições e aos dirigentes de órgão públicos ligados à formulação de políticas para o ensino superior. Partindo dessa proposta, o professor Michelangelo Giotto Santoro Trigueiro, que ocupou cargos administrativos na UnB (Universidade de Brasília), apoiou-se com rigor e método científico para discutir os grandes problemas que afligem o meio universitário brasileiro. O resultado pode ser conferido no livro Universidades públicas: desafios e possibilidades no Brasil contemporâneo, lançado pela Editora UnB.

Apesar da acuidade com que desenvolveu seu trabalho, Trigueiro não se prendeu ao estilo acadêmico e à retórica própria do ambiente intelectual. Produziu um texto com linguagem clara e objetiva para suscitar questionamentos e reflexões sobre diversos temas.

O autor discute a questão da autonomia, das parcerias e dos convênios com a sociedade, das resistências e mudanças, dos entraves burocráticos, dos bloqueios de comunicação, do processo decisório, da avaliação institucional e da formulação de um novo projeto de universidade.

As reflexões desenvolvidas foram baseadas em pesquisas realizadas nos últimos anos por Trigueiro, que incluem relatos e dados recolhidos ao longo de um processo rico em conflitos e transformações, que apontam para um cenário repleto de ameaças e oportunidades no meio acadêmico

Nesse contexto de constantes mudanças, a universidade, segundo Trigueiro, tem um importante papel no debate e no encaminhamento das ações para enfrentar os novos desafios provenientes de amplos setores da sociedade e da vida contemporânea. Assim, o conhecimento e a universidade estão no centro de muitas atenções.

A obra tem o mérito de debater e ampliar a reflexão crítica e independente sobre os rumos da universidade. Ou seja, colabora para favorecer os canais de comunicação interna, enfrentando o que considera a “propensão dogmática” no meio universitário brasileiro. O texto de Trigueiro é um trabalho que, longe de esgotar a problemática e sem desconhecer a literatura bem diversificada sobre o assunto, avança no delineamento de novos problemas e na busca de sua superação.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Os rumos da universidade. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2000. Disponível em <https://educabrasil.com.br/os-rumos-da-universidade/>. Acesso em 15 jun. 2024.

Comente sobre este conteúdo: