Parâmetros em Ação

Programa desenvolvido a partir de 1998 pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação (SEF/MEC), cujo objetivo é a formação continuada de professores, de forma a facilitar a leitura, análise, discussão e implementação dos Parâmetros e dos Referenciais Curriculares Nacionais. É dirigido a professores, diretores, orientadores, supervisores e equipes técnicas das secretarias de Educação estaduais, municipais e do Distrito Federal. Além disso, o programa tem como objetivo apoiar os sistemas de ensino orientando-os na formulação e no desenvolvimento de projetos educativos e de formação do exercício profissional de professores, formadores, coordenadores, técnicos e especialistas.

Para execução do programa Parâmetros em Ação formou-se uma Rede Nacional de Formadores composta por educadores, responsáveis por assessorar os sistemas de ensino interessados na implementação do programa, tanto no âmbito da operacionalização quanto nos aspectos pedagógicos. Os coordenadores gerais são os responsáveis pela formação dos coordenadores de grupo, pelo apoio operacional e pela elaboração dos relatórios do processo. Os coordenadores de grupo são responsáveis pela formação dos professores que aplicarão os Parâmetros Curriculares em sala de aula. Para se integrar ao programa, as secretarias de Educação devem fazer uma solicitação por escrito ao MEC, formalizando o seu interesse em aderir. A SEF então responde à demanda com informações sobre o programa e providências que devem ser tomadas para a implementação.

O programa previa inicialmente atingir as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em vista de altos índices de reprovação e evasão de alunos e do alto número de professores leigos mas, com a crescente adesão, expandiu-se para as outras regiões do País. O Parâmetros em Ação possui algumas publicações impressas, organizadas em seis conjuntos de módulos, abrangendo os seguintes níveis e modalidades: Educação Infantil (11 módulos, 172 horas); Alfabetização (1 módulo, 32 horas); Primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental — de 1ª a 4ª série (12 módulos, 156 horas); Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental — de 5ª a 8ª série (10 módulos, 160 horas); Educação de Jovens e Adultos — 1º segmento (8 módulos, 104 horas) e Educação Indígena.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete Parâmetros em Ação. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/parametros-em-acao/>. Acesso em 30 dez. 2024.

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