PAT (Programa de apoio tecnológico à escola)

Também conhecido como Kit Tecnológico, foi instituído pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), em junho de 1995, com o objetivo de fornecer a todas as escolas públicas de ensino fundamental um kit composto por uma televisão, um videocassete, uma antena parabólica e uma caixa de fitas VHS. O PAT mantém estreita relação com o TV Escola na medida em que proporciona às escolas as condições operacionais para a recepção dos programas educativos veiculados neste canal do governo. Com o PAT, o Ministério da Educação (MEC) propiciou condições físicas e pedagógicas para a ampliação de ações da educação a distância, cuja importância é enfatizada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), de 1996.

O PAT é um dos principais programas do governo que envolve as novas tecnologias voltadas para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, juntamente com o Programa TV Escola e o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo).

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete PAT (Programa de apoio tecnológico à escola). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/pat-programa-de-apoio-tecnologico-a-escola/>. Acesso em 29 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: