Patagon leva mercado financeiro até as universidades

Com o objetivo de desmistificar o mercado financeiro, auxiliar na formação acadêmica e profissional dos estudantes, e introduzir a cultura de investimentos no meio universitário, a Patagon está lançando o InCampus, projeto educacional de cobertura nacional que será realizado durante todo o ano letivo de 2001. Equipes especializadas realizarão visitas às instituições de ensino conveniadas para explicar, na teoria e na prática, o funcionamento da Bolsa de Valores e do mercado financeiro na Internet. Além de atuar diretamente junto aos estudantes e às universidades, o Patagon InCampus vai disponibilizar um concurso de investimentos inteiramente online para todos os universitários que quiserem se familiarizar com o sistema home broker, mesmo que sua instituição de ensino não esteja participando do programa.

O InCampus é uma evolução do InvestCampus.com, site coordenado por um grupo de universitários que teve o total apoio da Patagon durante o ano de 2000. Estará oferecendo gratuitamente ao público universitário três produtos distintos: o Patagon Viva Voz, o Concurso Patagon de Investimentos e o Relatório Patagon InCampus.

Patagon Viva Voz é a visita que uma equipe do InCampus fará à Universidade. Primeiramente, os alunos terão uma palestra sobre o mercado financeiro, onde serão abordados temas como o funcionamento da Bolsa de Valores, os termos mais utilizados e sua aplicação, compra e venda de ações, etc. Após a palestra, acontece o Simulado de Pregão Viva Voz, em que os estudantes se dividirão em grupos de 10 pessoas para administrar um fundo de ações em uma Bolsa Viva Voz simulada, tendo a oportunidade de comprar e vender ações, analisar o cenário macro e microeconômico e entender conceitos como análise de risco e retorno, administração de carteiras e dinâmica de mercado de uma forma descontraída. O Patagon Viva Voz inclui ainda um Curso Modulado de Como Investir pela Internet, em que os universitários aprenderão a operar através da Web, tendo como exemplo as ferramentas da Patagon.

As visitas do InCampus acontecem a partir de convênios das universidades com a Patagon e sem custos para as Universidades. No dia 13 de março aconteceu no estado de São Paulo o primeiro Patagon Viva Voz, no ITA (Instituto Técnico da Aeronáutica), em São José dos Campos.

Simulado – um Concurso Online de Investimentos – Já o Concurso Patagon de Investimentos é um produto inteiramente online voltado a todo universitário que queira se familiarizar com o mercado financeiro por meio de uma simulação. Para participar, os estudantes devem se cadastrar gratuitamente no www.patagonincampus.com.br

Todos os participantes do concurso recebem um capital fictício de R$100.000,00 e com a quantia devem formar carteiras de investimentos. Para isso, contam com ativos da Bovespa, simulando operações nos mercados à vista e de opções, espelhando assim a realidade do mercado. As premiações serão feitas no final de cada bimestre e semestre, a partir do início do concurso. Vence a simulação quem obtiver a maior rentabilidade nos períodos bimestrais e semestrais. Os vencedores ganharão viagens, DVD, home theaters, motos e câmeras.

Faz ainda parte desse projeto educacional o Relatório Patagon InCampus, uma ferramenta a mais que os professores das universidades conveniadas terão para avaliar os alunos. O Patagon InCampus vai fornecer quinzenalmente à instituição de ensino um relatório com informações sobre o desempenho de cada aluno participante da simulação, sua posição no ranking da classe, da faculdade e do Brasil, a quantidade de operações efetuadas, os principais setores e ativos em que ele está investindo e outros dados quantitativos.

“O InCampus tem a missão de educar o público universitário no mercado financeiro e de capitais, quebrando assim o paradigma que existe sobre o assunto”, afirma Michael Esrubilsky, gerente geral da Patagon no Brasil. “Afinal, os universitários serão os nossos clientes do futuro, e nada melhor do que treiná-los, desde já, para a administração das suas finanças através da Internet”, conclui Esrubilsky.

Mais informações podem ser obtidas em www.patagonincampus.com.br ou www.patagon.com.br. (Fonte: BA Comunicação)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Patagon leva mercado financeiro até as universidades. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/patagon-leva-mercado-financeiro-ate-as-universidades/>. Acesso em 22 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: