Modalidade de apresentação de material didático, científico, educacional e computacional em eventos (congressos, seminários, feiras etc.) sob forma de cartaz, geralmente de tema de interesse para profissionais de uma área. O pôster é uma criação livre enquanto formato e material a ser utilizado, mas deve seguir a dimensão de uma folha de cartolina (66cm x 50 cm). O pôster pode ser feito a partir de folhas separadas ou ser impresso por um ploter numa única folha.
Para a elaboração de um pôster recomenda-se usar cores suaves para o fundo, pois cores berrantes (vermelho, por exemplo) chamam a atenção, mas tornam a leitura cansativa. Os textos devem ser curtos e as letras grandes (no mínimo, tipo 18), pois ninguém tem paciência para ler em pé longos blocos de texto em letra miúda. Para mostrar dados, recomenda-se ilustrações (gráficos) ao invés de tabelas. As figuras e texto devem ser arranjados em colunas verticais ao invés de linhas horizontais; assim o leitor não tem que ficar se movendo de um lado para o outro em frente do pôster para ler cada linha.
Pôsteres são semelhantes às transparências de retroprojetor: ambos são planejados para serem vistos à distância e por isso devem ser claros e sem detalhes. Além disso, contam com a presença do autor para explicá-los. Dessa forma, o pôster permite usar toda a criatividade para divulgar o trabalho: ilustrações são obrigatórias, e podem incluir fotos e até mesmo cartuns. Deve-se incluir um abstract em inglês, no canto superior esquerdo do pôster. Uma questão a ser esclarecida em cada apresentação é se título e nome dos autores serão colocados pela organização ou se já devem ser incluídos no pôster.