Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944, é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A RBEP publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP também publica relatos de experiência e resenhas. A RBEP não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, técnicos e gestores da área educacional.

A RBEP compõe-se das seguintes seções:

Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada, considerando que:

a) pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados.

b) pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de educação.

Relatos de Experiência – artigos teórica e metodologicamente fundamentados, contextualizados historicamente, oriundos de projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados.

Resenhas – análise crítica de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à educação. As resenhas devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/diretores da obra resenhada, resumo e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área.

Fonte: informações de Foco e Escopo da Revista

Sumário do v. 100, n. 254 (2019)
Apresentação
Apresentação
Editoria Científica

Estudos
O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático
Tereza Cristina Rodrigues, Lucio França Teles

Literacy in elementary school: reading Dom Quixote de la Mancha
Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo
(ENGLISH)
Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio
Adriana Richit, João Pedro da Ponte, Mauri Luís Tomkelski

Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade
Anoel Fernandes

A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil
Ana Luisa Sacchi, Andreia Cristina Metzner

O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos
Rodrigo Avila Colla

Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina
Marcos Edgar Bassi, Maria da Graça Nóbrega Bollmann

Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática
Daniana de Costa, Edilson Pontarolo

Diálogos entre ciência e religião: a temática sob a ótica de futuros professores
Bernardo Valentim Riceto, Pedro Donizete Colombo Junior

Ethnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action: an investigation based on three anthropological approaches
Milton Rosa, Daniel Clark Orey
(ENGLISH)

Relatos de Experiência
Educação para sentido na vida e valores: percepção de universitários a partir do livro “Em busca de sentido”, de Viktor Frankl
David Moises Barreto dos Santos

Pesquisa-formação: díade que permeia o exercício da docência em contexto socioeducativo
Mirian Abreu Alencar Nunes, Maria da Glória Carvalho Moura


COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2019. Disponível em <https://educabrasil.com.br/revista-brasileira-de-estudos-pedagogicos-v-100-n-254-2019/>. Acesso em 27 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: