SAEMEC (Sistema de Administração Escolar do MEC)

Nome do software desenvolvido pela Diretoria de Informações Estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e que permite administrar os campos acadêmico, financeiro, de pessoal, de materiais e de patrimônio de uma escola ou de um conjunto de escolas. O SAEMEC permite a transferência das informações armazenadas nas escolas para os sistemas das secretarias estaduais e municipais, bem como a importação de dados desses sistemas. O objetivo é interligar toda a rede pública através do software.

O SAEMEC atua de forma integrada ao ambiente Microsoft Office e possui mecanismos de importação e exportação de dados de todos os seus módulos de relatórios gerenciais. O sistema, por exemplo, armazena e manipula as informações das turmas e de cada aluno individualmente, operando as matrículas, os boletins dos alunos, os diários de classe, entre muitas outras atividades da escola. Produz ainda automaticamente os dados para o censo escolar do Ministério da Educação (MEC).

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete SAEMEC (Sistema de Administração Escolar do MEC). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/saemec-sistema-de-administracao-escolar-do-mec/>. Acesso em 03 dez. 2024.

Comente sobre este conteúdo: