Sistema de avaliação criado em 1996 pelo governo do Estado de São Paulo com o objetivo de analisar o desempenho dos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede estadual e dar subsídios para a Secretaria da Educação tomar decisões relacionadas à política educacional do Estado. O desempenho é analisado por meio de diferentes componentes curriculares, de modo a fornecer informações estratégicas ao sistema de ensino e às equipes técnico-pedagógicas, das Delegacias de Ensino e das escolas.
As provas do Saresp, que avaliam cerca de 1 milhão de alunos, são elaboradas com base nos conteúdos de determinadas séries. Dessa forma, não são os alunos dessas séries que passarão pela avaliação, e sim os alunos das séries posteriores. Os resultados possibilitam uma classificação entre as escolas avaliadas.
As informações oferecidas pelo Saresp são de diversas naturezas: desempenhos dos alunos em provas que avaliam conteúdos e objetivos nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia; caracterização dos alunos avaliados; opiniões de pais ou responsáveis pelos alunos; informações da Escola e de sua prática educativa; e dados sobre todas as escolas envolvidas no processo.
Avaliações como o Saresp, aplicadas a todos os estudantes de determinadas séries e que servem para políticas de ensino, têm provocado polêmica porque algumas pessoas acreditam que elas medem apenas a capacidade de reter informações e reproduzi-las. Outros, no entanto, defendem que eles realmente medem habilidades gerais dos estudantes.