Com o tema “As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação”, o seminário promovido pela Pueri Domus Escolas Associadas, em conjunto com a Artmed Editora, reuniu cerca de 700 pessoas no Hotel Intercontinental, em São Paulo, nos dias 10 e 11 de agosto, para ouvir conceitos e idéias dos professores Philippe Perrenoud e Monica Gather Thurler, ambos da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, na Suíça. Por meio de videoconferência, mais 200 participantes, em São Bernardo do Campo, também acompanharam as palestras que abordaram a formação dos professores e a proposta de uma nova forma de avaliação.
Autor de vários livros, inclusive com traduções para o português, Perrenoud tem sido uma referência para educadores e para as reformas do ensino brasileiro. Suas idéias estão na base dos Novos Parâmetros Curriculares Nacionais e de programas de formação de professores estabelecidos pelo MEC. Monica Thurler trabalha com a profissionalização de professores e no desenvolvimento da qualidade de sistemas de ensino.
Confira abaixo, algumas idéias e trechos selecionados de duas palestras sobre a formação de professores que foram acompanhadas por educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola e profissionais ligados a órgãos públicos.