stricto sensu

Termo utilizado para caracterizar um tipo de curso de pós-graduação voltado para formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior, conferindo títulos de mestre e doutor. A pós-graduação stricto sensu valoriza o amplo domínio de determinado campo de saber, compreendendo um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por orientador, que incluem e privilegiam o ensino e a pesquisa, procurando sempre a integração do conhecimento. Os níveis terminais são diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos.

Este tipo de pós-graduação diferencia-se daquela de lato sensu (especialização e aperfeiçoamento), que possui um objetivo técnico específico, voltado ao aprimoramento profissional de curta duração e ao mercado de trabalho.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete stricto sensu. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/stricto-sensu/>. Acesso em 03 mar. 2024.

Comente sobre este conteúdo: