Telecomunidade

Programa de informatização do ensino público lançado em 2001 pelo governo federal, cujo objetivo é ligar à internet todas as escolas de ensino médio, num prazo de dois anos. Os recursos para o Telecomunidade vêm do setor privado, através do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), gerado pelas contribuições das empresas que operam nessa área. De acordo com o programa, no que diz respeito à infra-estrutura, são necessárias redes elétrica e telefônica adequadas, refrigeração e segurança para evitar possíveis furtos. Além disso, a unidade escolar deve elaborar um projeto pedagógico sobre a utilização da informática no processo de aprendizagem.

Para a conexão com a Internet, o Telecomunidade prevê que o custo das ligações será por conta das operadoras do sistema de telefonia e os estados e municípios custearão o treinamento dos professores e a adequação das escolas para que recebam os computadores. Os recursos serão obtidos por meio da cobrança de 1% do movimento das operadoras do sistema de telefonia do país – fixas, móveis e de TV a cabo, sem implicar alteração no custo final da tarifa paga pelo consumidor.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete Telecomunidade. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/telecomunidade/>. Acesso em 21 nov. 2024.

Comente sobre este conteúdo: