Os artigos estão na nova edição da revista Comunicação & Educação, editada e mantida pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
O professor de jornalismo, Andreu Casero-Ripollés, da Universitat Jaume I de Castelló, na Espanha, trata da covid-19 como um fenômeno de enorme magnitude e relevância, e com impacto para as mídias e o jornalismo. No artigo “Impacto da Covid-19 nos sistemas de mídia: consequências comunicativas e democráticas do consumo de notícias durante o surto” reconhece que as notícias se tornaram um recurso valioso para os cidadãos desde o início da crise sanitária. Daí a relevância de se estudar as dinâmicas de consumo de informação, a transformação do sistema midiático e o impacto na democracia. “O objetivo desta pesquisa é analisar a influência do Coronavírus no consumo de notícias, a credibilidade dada pelos cidadãos à mídia e sua capacidade de detectar notícias falsas”, resume o professor. O estudo fez uma análise exploratória e inicial a partir de dados secundários das pesquisas on-line do Pew Research Center’s American Trends Panel nos Estados Unidos, fazendo comparações entre antes e depois do surto.
O artigo “Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona” traz um relato de experiência. Trata-se de uma ação de educação com os meios de comunicação digital em comunidades vulneráveis do ABC paulista. “Formamos um comitê com moradores de favelas e especialistas em educação e comunicação e, por meio de um processo colaborativo de projeto, produção e distribuição, totalmente virtual e digital, foram produzidos seis podcasts (programas de áudio) educativos sobre prevenção à covid-19 direcionados à realidade de isolamento social e desinformação nas favelas”, resumem os autores. O artigo traz uma avaliação de entrevistas realizadas com os moradores, permitindo apontar nuances na promoção de mudanças no conhecimento, nas habilidades, atitudes e sociabilidades.
Em outro artigo do periódico, “Cultura digital e aprendizagem colaborativa: estratégias virtuais pós-covid-19”, temos a experiência com estratégias de ensino para a aprendizagem colaborativa em contextos virtuais durante o isolamento social causado pela covid-19. O estudo concentrou-se na disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade, com 30 estudantes do primeiro semestre do curso de Letras de uma universidade privada. Segundo as autoras, as atividades-síntese consistiram na construção de um mural colaborativo utilizando a ferramenta padlet sobre o tema “O que é sociedade?” e no registro individual no Diário de Aprendizagem, disponível no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle. “Adotou-se análise qualitativa, buscando apreender como a articulação entre metodologia, uso de ferramentas digitais e a convergência de mídias contribui para a aprendizagem”, explicam, e acrescentam ainda que “incorporar cultura digital nas práticas pedagógicas é uma necessidade emergente e, ao mesmo tempo, uma medida complexa, pois implica planejamento, intencionalidade pedagógica, bom uso de tecnologias e metodologias condizentes com as necessidades educacionais de cada nível de ensino”.
Os três artigos podem ser lidos integralmente nos links abaixo:
Impacto da Covid-19 nos sistemas de mídia: consequências comunicativas e democráticas do consumo de notícias durante o surto
http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/171515/167363
Podcasts sobre Covid-19: o projeto #MDDFcontraocorona
http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172336/167360
Cultura digital e aprendizagem colaborativa: estratégias virtuais pós-covid-19
http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172629/167358
O volume 25, número 1 (2020), da revista Comunicação & Educação, com todos os artigos, resenhas, relatos e o editorial, está disponível em http://www.revistas.usp.br/comueduc