Da Agência FAPESP
Em parceria com a TV Cultura, a Universidade de São Paulo (USP) divulgou os vencedores da segunda edição do “Prêmio Vídeo Pós-Graduação USP”.
A iniciativa tem como objetivos reconhecer apresentações em vídeo de alunos de doutorado e mestrado em grandes áreas do conhecimento, além de estimular a constante busca pela excelência, aprimorando ainda a habilidade de comunicação dos estudantes com a sociedade.
Entre os alunos escolhidos, um é bolsista da FAPESP, Augusto Velozo Gonçalves, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), e outro já recebeu bolsa FAPESP, Guilherme Defante Telles, pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE-USP).
Gonçalves venceu na grande área de Ciências Biológicas, com o vídeo “Sobre cachorros, fofoca e inflamação”, orientado pelo professor Dario Simões Zamboni, da FMRP-USP. Telles ganhou na grande área de Ciências da Saúde II, com o vídeo “Efeitos do treinamento combinado na expressão de MicroRNAS circulante em mulheres com câncer de mama antes do tratamento neoadjuvante” e orientação do professor Carlos Ugrinowitsch, da EEFE-USP.
A seleção dos vídeos foi realizada por dez comissões julgadoras indicadas pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. O professor Ronaldo Pilli, vice-presidente da FAPESP, integrou uma das bancas de avaliação.
A lista completa de vencedores e menções honrosas pode ser consultada no site da USP.
Nos dias 16 e 17 de novembro de 2020, por voto eletrônico e aberto à comunidade USP (alunos, professores e funcionários), os dez vídeos premiados concorrem ao Grande Prêmio Vídeo de Pós-Graduação. A cerimônia de entrega dos prêmios, das menções honrosas e o anúncio do grande vencedor será no dia 18 de novembro, durante o 1º Encontro da Pós-Graduação “Elas fazem ciência”.
Os interessados podem acompanhar a cerimônia e participar das atividades da programação se inscrevendo no site do encontro.