videoconferência

É uma das tecnologias utilizadas para veiculação de educação a distância. Pode ser usada isoladamente ou combinada com outras tecnologias para conectar duas ou mais pessoas, em dois ou mais locais, através de transmissão de vídeo, analógica ou digital. Uma videoconferência pode conectar pessoas no modo ponto-para-ponto ou multipontos, também chamada de teleconferência.

A tecnologia de videoconferência funciona com um sistema emissor e um sistema de receptor de som e imagem. O sistema emissor primeiramente converte o sinal de vídeo e áudio de analógico para digital. Em seguida, comprime os sinais para permitir transmissão por circuitos de telefone digital. O sistema receptor descomprime os sinais recebidos, reproduz a imagem e o som similares aos de uma televisão. Dessa forma, a videoconferência propicia ao aluno, do ensino a distância, um contato mais face-a-face; permitindo que se veja as pessoas do grupo ou mesmo ouvir suas vozes.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete videoconferência. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/videoconferencia/>. Acesso em 27 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: