Programa educativo criado no final da década de 60 pela Children”s Television Workshop (CTW), dos Estados Unidos, para proporcionar às crianças menores de seis anos aprendizados básicos e habilidades sociais necessárias ao seu desenvolvimento intelectual e social. Foi a primeira experiência de realização de um programa educacional de entretenimento direcionado a crianças em idade pré-escolar, utilizando o potencial da televisão.
Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o CTW criou o programa Vila Sésamo em resposta à evidência de que as crianças mais pobres tinham pouco ou nenhum acesso a uma variedade de atividades educacionais de pré-escola e, por conseqüência, tinham mau aproveitamento quando entravam no ensino fundamental.
A evolução e a expansão de Vila Sésamo durante 30 anos incluem a produção de versões nacionais e regionais do programa em mais de 15 idiomas diferentes. Preocupada em manter intacto o modelo multidisciplinar da produção, a equipe do CTW iniciou um cuidadoso processo para fazer adaptações locais nos programas. As séries exibidas no Brasil e no México, em 1972, foram as primeiras versões adaptadas. Na América Latina, o Unicef participou da produção de 130 programas da série em espanhol (Plaza Sésamo). Os programas ainda alcançavam 18 países latino-americanos em 2001. A produção da série combina pesquisa e avaliação de resultados, feitas por especialistas qualificados em educação e desenvolvimento infantil e em testes educacionais.