Adolescente sem crise de leitura

A literatura pode ser um patrimônio pedagógico precioso. Esta é não só uma afirmação contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como também conclusão de uma pesquisa realizada por professores de literatura brasileira da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O resultado do estudo é analisado no livro Parâmetros Curriculares e Literatura: as personagens de que os alunos realmente gostam, da educadora Maria Alice Faria.

O trabalho que deu origem ao livro foi um exame da recepção de textos literários por alunos de 7ª e 8ª séries, com o objetivo de conhecê-los em seu dia-a-dia e suas relações com a leitura de narrativas. Essa idéia surgiu estimulada por obras de pesquisadores que começaram a se preocupar com a renovação da pedagogia da literatura e com a importância dela para crianças e jovens. Essas obras, por sua vez, apareceram a partir dos anos 80 com a “crise da leitura”, e, para a autora, surgiram como reação às análises estruturalistas que esvaziaram o texto literário de uma vivência existencial.

Diante dos resultados da pesquisa, que diz respeito à recepção e à análise das personagens pelos estudantes, a educadora conclui que os textos literários constituem um dos campos mais amplos para a realização das novas propostas voltadas para a educação fundamental nos anos 90. Faria considera a relação estabelecida entre os alunos e as personagens das narrativas lidas o caminho mais importante para avaliar a recepção dos textos e sua possível influência na formação dos adolescentes entrevistados. Dessa forma, uma nova pedagogia da literatura pode contribuir para que a escola se constitua num espaço que mude a representação dos adolescentes em relação ao saber escolar, assim como indicam os PCNs.

Nos últimos capítulos, juntos às conclusões, também existem propostas de utilização da literatura para os professores de 5a a 8a séries e comentários a respeito de pontos dos PCNs que tratam de língua portuguesa e texto literário.


Livro: Parâmetros Curriculares e Literatura: as personagens de que os alunos realmente gostam
Autor(es): Maria Alice Faria
Editora: Contexto
Páginas: 128
COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Adolescente sem crise de leitura. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 1999. Disponível em <https://educabrasil.com.br/adolescente-sem-crise-de-leitura/>. Acesso em 27 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: