ambiente virtual de aprendizagem

 

É uma aplicação na internet para facilitar a criação de conteúdos, a distribuição de atividades e a avaliação de trabalhos no processo de ensino e aprendizagem. Num curso presencial ou a distância (EAD), oferece ferramentas como: repositório de conteúdos, meios de contato com professores e equipe, fóruns, banco de questões, agenda, enquetes, murais e outros. Esses recursos, oferecidos em ambiente síncrono e assíncrono, permitem aos alunos realizarem atividades acadêmicas como assistir a vídeos, visualizar apresentações gráficas multimídia, participar de videoconferências, realizar leituras, analisar imagens e gráficos, visitar endereços na internet, escrever uma dissertação, responder a questionários, discutir em fóruns, elaborar trabalhos colaborativos, fazer provas e esclarecer dúvidas via chat, além de outras aplicações externas que podem ser integradas.

Todas essas operações são possíveis porque um programa de computador, hospedado num servidor, controla e monitora todas as atividades on-line realizadas pelos alunos em dispositivos como celulares, tablets ou notebooks. Por meio de nome de usuário e senha individual, o AVA gera uma série de dados relacionados a frequência, notas, entrega de trabalhos e acesso a todos os recursos. O AVA atende também a professores, coordenadores e outros profissionais da educação responsáveis pelo gerenciamento em diversos níveis de permissão.

O verbete é bastante utilizado no campo educacional em sua forma abreviada (AVA) ou como LMS, da expressão Learning Management System. Outras denominações são: plataforma EAD, sala de aula virtual, escola on-line. Moodle, Blackboard, Google Classroom, TelEduc, Microsoft Teams são nomes de aplicações pagas ou gratuitas utilizadas como AVA. Para funcionar, o AVA precisa de uma equipe multidisciplinar ou de conhecimento capaz de realizar muitas funções: técnicos para manter tudo funcionando ou para oferecer suporte aos alunos; assistentes para organizar o conteúdo; professores conteudistas para a produção dos materiais ou para gravação de videoaulas; professores tutores para auxiliar os alunos nas atividades; designers instrucionais para desenvolver o projeto de ensino; dentre outros. Além dos usos na educação formal, do ensino fundamental ao superior, incluindo a pós-graduação, o AVA pode ser utilizado em conferências, seminários, treinamentos ou em comunidades virtuais de aprendizagem. Há ainda o uso por empresas que criam uma universidade corporativa, e o AVA é o meio para concretizar essa iniciativa para treinar seus recursos humanos.

SAIBA MAIS:
No tutorial Conhecendo o AVA – o seu ambiente virtual de aprendizagem, o canal Univesp, no YouTube, orienta seus alunos. No estudo A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD, no site da Abed, explora-se o Moodle e o TelEduc. Na apresentação Ambiente virtual de aprendizagem, de Cleyton Carvalho, no Slideshare, temos uma síntese.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete ambiente virtual de aprendizagem. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://educabrasil.com.br/ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em 23 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: