Associação de escolas apresenta material em braile

A Inclusão Escolar é o tema do estande do Pueri Domus Escolas Associadas na Educar 2001 – Feira Internacional de Educação, que acontece de 02 a 05 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. A associação mantém uma parceria pedagógica com 103 escolas no Brasil e está lançando na feira um programa para a inclusão escolar de portadores de deficiência visual. A iniciativa prevê a transcrição do material didático para o braile em 2002 e a preparação pedagógica de escolas regulares para receber esses alunos. Em seu estande (Rua E/F – 02) serão apresentadas ainda novas soluções tecnológicas capazes de facilitar a vida acadêmica do aluno portador de deficiência visual.

O projeto é resultado de uma parceria realizada entre o Pueri Domus Escolas Associadas e a Laramara – Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual. O programa tem como missão ajustar a formação de professores para atuar com alunos portadores de cegueira ou de visão subnormal e, ainda, visa instrumentação das escolas regulares para receber estes alunos.

Faz parte do Programa a adaptação aos portadores de deficiência visual das publicações pedagógicas desenvolvidas pelo Pueri Domus Escolas Associadas para atender sua rede de escolas associadas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Pueri Domus Escolas Associadas é a primeira grande associação do país a passar para o braile seus livros didáticos. A partir de 2002, inicialmente serão traduzidos por demanda apenas os livros das séries nas quais sejam matriculados alunos especiais.

Novas tecnologias prometem melhorar a vida escolar dos deficientes visuais
Na Educar, estarão expostos no estande do Pueri Domus tecnologias capazes de favorecer a alfabetização e facilitar a vida escolar dos portadores de deficiência visual. Entre os equipamentos mostrados estão o CCTV (Circuit Closed Television) e a Lupa Eletrônica. O primeiro é um sofisticado sistema de magneficação, no formato de um monitor de televisão, que é capaz de ampliar a imagem em até 64 vezes. A Lupa Eletrônica é um aparelho importado, que também está sendo produzido no país, de menor custo que pode ser acoplado a um monitor de televisão que amplia a imagem em mais de 10 vezes.

Além destes estarão expostos computadores com teclados adaptados, softwares especiais de retorno audível e com sintetizador de voz, que viabilizam ao cego usar um PC e até uma impressora que imprime em braile, além da imprescindível máquina braile que apesar de parecer primitiva é robusta e tecnicamente sofisticada. (Fonte: Trama Comunicação)

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
SANTOS, T. H. Associação de escolas apresenta material em braile. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/associacao-de-escolas-apresenta-material-em-braile/>. Acesso em 29 fev. 2024.

Comente sobre este conteúdo: