Avisa lá

Revista do Centro de Estudos e Informações Crecheplan – Rua Harmonia, 1040 – São Paulo – SP – telefone: (11) 210-5411 – e-mail: institutoavisala@uol.com.br

Periodicidade: bimestral
Valor: R$ 48,00 (assinatura anual para pessoa física)

A Avisa lá é uma revista engajada na formação de professores de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, publicada pelo Centro de Estudos e Informações Crecheplan. As matérias são elaboradas a partir da prática educativa com crianças e do cotidiano da formação em várias escolas do país. O público alvo são os educadores, professores, técnicos de órgãos públicos, entidades sociais, ongs, e pessoas que trabalham na educação infantil. O site da revista na internet apresenta várias matérias para leitura on-line.
Site: www.avisala.org.br

Número 6
Jeitos de cuidar: Quero Passear! (Como conciliar a diversão, cuidados e educação passeando com as crianças)
Sustança: Interferência Gráfica (Proposta que ajudam a criança a avançar nos conhecimentos sobre desenho)
Tempo didático: Mergulhando no Universo Marinho (Ciência e Língua Portuguesa ajudando a desvendar os mistérios do fundo do mar)
Conhecendo a criança: A Criança e os conhecimentos sobre a natureza e a sociedade (Especialista conta como as crianças constroem conhecimentos nesta área)
Tempo didático 2: Sobe e Desce, agacha e pula (Corpo e movimento numa divertida seqüência de atividades)
Espaços Educativos: 100 Muros da Vila Madalena (Crianças trabalham para embelezar suas própria escola e bairros)
Reflexões do Professor: Nem sempre dá certo (Imprevistos de um projeto nas páginas do diário de uma professora)
Parabólicas: Projeto Memória na Escola, Fórum de Educação Infantil, novidades em Cds etc.
Crônica: Pequenos Gestos, Grandes Atitudes (Uma história de educação e inclusão social)
Projeto Institucional: Informática na Educação Infantil (O uso do correio eletrônico entre crianças de 3 a 6 anos)

Número 5
Jeitos de cuidar: Cuidados compartilhados (O que as mães pensam e como são acolhidas no início do ano Creches)
Projeto institucional 1: Conteúdos: quais, quanto e quando de cada? (Entrevistas com Silvia Carvalho, Sueli Silva e Virgínia Gastaldi)
Espaço educativo: Brincadeiras e jogos no parque (Dicas de planejamento para melhorar o parque)
Conhecendo a criança: O primeiro dia da professora (A professora em seu primeiro encontro com as crianças)
Tempo didático: Lasar Segall, um expressionista nas creches (Museu Lasar Segall e creches: uma parceria pela educação e cultura)
Projeto institucional 2: Rituais de Passagem (Como planejar rituais de passagem na educação infantil)
Parabólicas: Feiras culturais, seminários da educadoras, dicas de CDs…
Crônica: Os Nomes (Por que cada um tem o nome que tem)

Número 4
Jeitos de Cuidar: Uma Mão Lava a Outra (Formação de hábitos de higiene em creches e pré-escolas)
Conhecendo a Criança: Encruzilhada de Vozes (Como criança de 2 a 5 anos se comunicam e como os adultos podem ajudar)
Tempo didático 1: Sei não, só sei que foi assim… (Narrativas populares ajudam a desenvolver o hábito da leitura o gosto por ouvir histórias)
Tempo didático 2: Ler o mundo com olhos de criança (Jeito de aproximar a arte de Aldemir Martins às crianças de 1 a 2 anos)
Reflexões do Professor: Jogos como estratégia de aprendizagem (A resolução de problemas numa partida de boliche)
Articulações institucionais: Reunião de Pais (Estratégias que ajudam a melhorar as relações entre famílias e instituição educativa)
Parabólicas: Respondendo perguntas sobre projetos
Dia-a-dia da profissão: Como me iniciei no mundo da leitura

Número 3
Jeitos de cuidar: Preservando Identidades num abrigo
Tempo Didático: O que é que a nossa cidade tem (como o passado histórico pode ajudar crianças de 4 a 6 anos a dar novos sentidos à cidade onde vivem)
Sustança: Movimentos sociais e arte nos muros da cidade (um trabalho integrado para crianças de 7 a 14 anos)
Conhecendo a criança: Bem traçadas linhas (o que é possível conhecer sobre a criança analisando a trajetória do desenho em seu percurso criador)
Dicas do professor: Como cuidar das produções das crianças (Professoras da Escola Verde Que Te Quero Verde)
Parabólicas: A nova LDB e a formação dos professores o que fica e o que muda.
Dia-a-dia da profissão: A epifania de uma educadora

Número 2
Jeitos de Cuidar: A diferença entre adaptar-se e ser acolhido
Sustança: Relato de um diálogo entre o Museu e a Creche Meu Abacateiro
Dicas do professor: Maneiras de trabalhar o papel e descobrir o segredo da fita de Moebius
Conhecendo a criança: Atividade inicial – como descobrir o que as crianças sabem desde a primeira proposta de trabalho
Reflexões do formador: Tematização da prática educativa
Tempo didático: A linguagem oral como destaque no cotidiano da educação, para crianças de 2 a 3 anos e de 5 a 6 anos
Parabólicas: Saci: uma nova rede de solidariedade, apoio, comunicação e informação
Dia-a-dia da profissão: A salvação da lavoura – um dia da professora com as crianças do abrigo

Número 1
Jeitos de cuidar: Colo (um cuidado que educa)
Conhecendo a criança: Como descobrir o que as crianças conhecem sobre a escrita
Entrevista: Regina Scarpa
Reflexões do professor: Diários de campo (escrever para pensar melhor sobre as intervenções do professor)
Diário de Ana Carolina
Sustança: Niki de Saint Phale (Crianças de 2 a 4 anos apreciam Niki de Saint Phale em creches e pré-escolas)
Tempo didático: Nossas raízes (projetos sobre povos africanos)
Dicas do Professor: Esculturas de brincar (Aprenda a construir brinquedos para a sala e o parque usando jornal e cola)
Parabólicas: Agenda de exposições, cursos, o que acontece no mundo da cultura e educação…
Dia-a-dia da profissão: Bruno, suas professoras e as outras crianças

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
. Avisa lá. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/avisa-la/>. Acesso em 11 out. 2024.

Comente sobre este conteúdo: