Conhecendo o aprendiz

O que significa dizer que um aluno é repetente, que ele é difícil? Uma resposta precipitada poderia concluir que, simplesmente, temos um problema de aprendizagem. No entanto, muitos outros fatores devem ser considerados quando se pretende identificar corretamente a dimensão do problema. Essa é a proposta do livro Aprendizagem totalizante, da psicóloga Elcie F. Salzano Masini, que apresenta as condições de uma aprendizagem eficaz.

Olhando para o chamado “aluno difícil”, Masini apresenta recursos para o profissional da área educacional enfrentar as situações de aconselhamento e de compreensão do aprendiz, motivando uma aproximação no entendimento para o que for revelado. Ausubel, com sua Teoria da Aprendizagem Significativa, e Boss, com a fenomenologia embasada na Análise do Dasein de Heidegger, têm forte presença na obra de Masini.

Escolas públicas com alunos de nível socioeconômico baixo serviram de foco para os estudos da psicóloga. Visando uma aprendizagem eficaz, Masini analisou a produção dos alunos diante de condições específicas oferecidas pelos professores e constatou a ampliação de conhecimentos quando de aproveitava as experiências vividas pelos alunos para ilustrar o que estava sendo ensinado.

Aprendizagem totalizante tem duas partes. A primeira refere-se às idéias gerais da teoria cognitiva da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Nesta parte, no quarto capítulo, o leitor tem acesso à aplicação da teoria e conceitos estudados no ensino de uma unidade de biologia. Na segunda parte, o livro apresenta os embasamentos para o aproximar-se, interagindo com o aprendiz e suas estruturas cognitivas.

Elcie F. Salzano Masini, doutora em psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é coordenadora do curso de psicopedagogia e professora do programa de pós-graduação em distúrbio do desenvolvimento da Universidade Mackenzie. Na Universidade de São Paulo, é livre-docente em educação especial.


Livro: Aprendizagem totalizante
Autor(es): Elcie F. Salzano Masini
Editora: Memnon e Mackenzie
Páginas: 104
COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T. Conhecendo o aprendiz. EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 1999. Disponível em <https://educabrasil.com.br/conhecendo-o-aprendiz/>. Acesso em 27 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: