formação militar

É uma ação desenvolvida pelas Forças Armadas através dos Colégios Militares do Exército, que atendem alunos de 5ª a 8ª série, além das escolas de ensino médio, representadas pelo Colégio Naval, do Ministério da Marinha, pela Escola Preparatória de Cadetes do Exército, do Ministério do Exército, e pela Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar, do Ministério da Aeronáutica.

Além destes estabelecimentos de ensino, há ainda as Escolas de Aprendizes de Marinheiro, que ministram conhecimentos náuticos aos seus alunos. Há também escolas específicas de formação militar ou destinadas à mobilização nacional, como é o caso dos Centros ou Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva, os Cursos de Formação de Reservista, vinculados aos Colégios Militares, e os Tiros-de-Guerra, vinculados às prefeituras municipais, existentes em todas as regiões do País.

A prática do civismo e da cidadania é uma preocupação bastante forte nesses estabelecimentos escolares ligados às Forças Armadas. Além do ensino básico, muitos jovens também recebem iniciação profissional e assistência médico-odontológica.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete formação militar. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/formacao-militar/>. Acesso em 22 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: