graduação tecnológica

É o curso de nível superior da Educação Profissional destinada aos que concluíram o Ensino Médio e cujo título concedido é o de tecnólogo. A graduação tecnológica tem duração média de dois anos, dá direito a um diploma de graduação e permite a continuidade dos estudos em nível de bacharelado (graduação de quatro anos ou mais) e até mesmo de pós-graduação (lato sensu ou stricto sensu). A denominação desses cursos, ao se definir as diretrizes, tanto pode ser Curso Superior de Tecnologia, acrescido da área profissional e da modalidade/habilitação proposta, quanto pode ser Graduação Tecnológica, acrescido da área profissional e da modalidade pretendida.

Na graduação tecnológica, o tecnólogo tem formação profissional voltada para uma área bastante específica, desenvolvendo determinadas habilidades e competências para se inserir rapidamente no mercado de trabalho, em sua área de interesse profissional. O tecnólogo também tem uma formação voltada para a gestão, o desenvolvimento e difusão de processos tecnológicos.

A graduação tecnológica situa-se no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que propôs a Reforma da Educação Profissional e, dessa forma, passou a organizá-la como modalidade capaz de perpassar os níveis básico e superior da Educação. Portanto, é oficializada pelo Ministério da Educação (MEC) e possui Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete graduação tecnológica. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em <https://educabrasil.com.br/graduacao-tecnologica/>. Acesso em 27 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: