heutagogia

Foto: Freepik

 

É uma abordagem educacional em que o estudante é o único responsável pela aprendizagem, podendo definir o que saber e como aprender. Numa comparação de abordagens, na pedagogia, o professor define o que e como ensinar o aluno, geralmente aplicada com crianças. Na andragogia, o professor define o que ensinar e o aluno pode interferir mais no processo de aprendizagem, sendo mais praticada com adultos. Na heutagogia, o aluno realiza sua autonomia, definindo conteúdos e métodos. Com as novas tecnologias de informação e comunicação, a heutagogia ganha força e oferece ambiente favorável para o aluno direcionar seu aprendizado.

Ir além da simples aquisição de habilidades e conhecimentos significa avançar para uma experiência mais integral que permitiria aprender continuamente, ou seja, aprender ao longo da vida. Daí a necessidade de aprender a aprender. Desafiando nossa maneira de pensar a aprendizagem, a heutagogia propõe “[…] fazer com que os professores pensem mais sobre o processo do que sobre o conteúdo; permitir que os alunos deem sentido ao seu mundo em vez de dar sentido ao mundo do professor; forçando-nos a entrar no mundo do aluno; e permitindo que os professores olhem além de sua própria disciplina e teorias favoritas” (HASE, KENYON, 2000).

Uma abordagem heutagógica, num curso presencial ou a distância, até pode ter o professor que oferece conteúdos e diversos outros recursos, mas são os alunos quem vão fazer o curso, determinando o que é relevante, negociando atividades, o modo de realizá-las e a avaliação adotada. A própria avaliação tem outra abordagem, sendo mais uma experiência formativa do que um meio para medir o aproveitamento.

REFERÊNCIAS:
HASE, Stewart; KENYON, Chris. From andragogy to heutagogy. ultiBASE publication, 2000. Disponível em <https://bit.ly/toheutagogy>. Acesso em 09 mar 2021.

SAIBA MAIS:
No artigo Heutagogy: a child of complexity theory, Hase e Kenyon exploram a aprendizagem para explicar o conceito. No artigo O projeto instrucional em EAD, Seleme e Munhoz usam o termo para o planejamento de formação corporativa ou acadêmica. No vídeo Andragogia e Heutagogia, Piconez realiza uma explicação contextualizada e aprofundada. Em outro vídeo, Heutagogia e sua relação com o aprendizado, Melo esclarece o termo com outros conceitos educacionais.

COMO CITAR ESTE CONTEÚDO:
MENEZES, E. T; SANTOS, T. H. Verbete heutagogia. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2021. Disponível em <https://educabrasil.com.br/heutagogia/>. Acesso em 15 jul. 2024.

Comente sobre este conteúdo: